quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Fotografia: a arte de captar a sensibilidade.


Fotografia é um dos assuntos que mais me interessam. Tudo começou quando conheci minha amiga Carol, antes, em 2005, apenas uma aspirante a fotógrafa. Ela levava a sua câmera compacta p/ escola e nós fazíamos a festa. Nossas poses eram ensaiadas, e não nos limitávamos em apenas nos fotografar. Tudo que chamava nossa atenção merecia um click, até as coisas mais idiotas possíveis (acreditem).

Hoje em dia ela é uma fotógrafa profissional. E pra quem quer conhecer os trabalhos dessa fotógrafa incrível, você pode encontrá-la no flickr: http://www.flickr.com/photos/carol_alexandre

Contato: carol.alexandre@ymail.com

Minha “paixonite” pela fotografia começou por dois fatores: um, minha melhor amiga ser fotógrafa; dois, ter ganhando minha câmera compacta em 2009 fez com que a “paixonite” se acentuasse consideravelmente.

Mas ainda sou muito leiga nesse assunto, e não sou muito exigente quando vou tirar fotos minhas, ou quando quero registrar alguns momentos da minha vida social..rs. Foto estouradas, sem foco e afins são as que mais tenho, minhas e dos meus amigos...rs

O que eu curto mesmo é fotografar “coisas”. E é isso que eu acho mágico na fotografia, você ter sensibilidade de ver algo bonito e interessante até em prédios velhos no centro da cidade, por exemplo, e conseguir registrá-lo no melhor ângulo. E sim, na fotografia você abre os olhos das pessoas p/ coisas que elas deixam passar despercebidas pelo dia a dia. E você compartilha com todos a sua sensibilidade, o seu olhar através das imagens.

Sou louca p/ fazer um curso de fotografia, não quero nada profissional, apenas pra me aprofundar nesse mundo p/ “fotografar a sensibilidade” com excelência. Hoje não dá p/ fazer pela falta de grana e tempo, mas ainda farei esse curso, faz parte dos meus planos e sonhos (não-utópicos) que quero realizar.

Eu pensei, pra deixar o post mais dinâmico, fazer uma entrevista com a minha amiga fotógrafa, Carolina. Porém ela tem andado atarefada, e eu estava com urgência em atualizar o blog. Assim que ela tiver um tempo, faço a entrevista com ela e posto aqui, quem sabe inspire os aspirantes a fotógrafos. =)


Procurei alguns sites com dicas p/ quem curte fotografia ficar antenado. Mas antes vou dar minhas dicas pessoais, é claro! rs...


- Por mais que você compre uma câmera profissional, ela não te faz um bom fotógrafo. Tenha consciência disso. E é importante ter conhecimento, estudar sobre a câmera, pra conseguir todos os resultados que só uma câmera profissional atingir.


- Quando for escolher uma câmera digital compacta, procure a que tiver um zoom óptico de no mínimo de 3x. O zoom óptico não altera a qualidade da foto. Enquanto no zoom digital a qualidade da foto é alterada significativamente (se tratando de compacta).


- A qualidade da foto não é definida apenas pela quantidade de megapixels.


- Use o macro p/ fotografar em mínimas distâncias.


- Procure marcas conhecidas, com garantia e, dependendo da marca, assistência técnica. As que eu indico são: Sony, Samsung, Canon, Nikon e Kodak. P/ as profissionais, as melhores são a Nikon e Canon.


Bom, me lembrei apenas dessas dicas. E enfim, pra maiores informações, os sites:


http://www.fotografarvenderviajar.com/dicas/10-dicas-para-escolher-a-camera-digital-certa-para-voce

http://www.dicasdefotografia.com.br/qual-camera-devo-comprar


------


E já que o assunto é fotografia, vou compartilhar com vocês pouco dos meus olhos e das minhas aventuras fotográficas com minha câmera compacta...rs


Para ampliar, clique na foto.

Obs.: As fotos não foram editadas.


Minha roça.


Flor da Vovó.




Ilha Bonita – Itacuruçá, RJ.


Espero que tenham gostado! Inté o próximo post.

Beijos de Cereja! =***



2 comentários:

  1. Amiga, é um prazer ser parte de um post no seu blog!
    Ainda mais sobre fotografia, que é uma das minhas grandes paixões...
    Obrigada pelo prestígio!

    Assim que pudermos faremos essa entrevista, vou amar!

    É isso amiga... como diz nossa querida amiga Jouce: "ADOREI!"
    Huahuahuahuahuahua

    Te amo amiga, beijos

    ResponderExcluir