terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Mudanças Capilares: Descoloração e cuidados.

Hello world!

Meu primeiro post será sobre um assunto que tenho longínqua experiência: Mudanças na cor do cabelo.

Eu, particularmente, não curto cabeleireiros. O porquê disso?

Primeiro, minha tia já teve um salão e eu sei as atrocidades que eles comentem enquanto você acha que está se tornando uma Diva; Segundo, eles cobram um preço exorbitante por algo simples e que seria muito melhor você fazer em casa, por exemplo: decapagem; Terceiro, se eles preferem alongar ou complicar um processo rápido e simples. Exemplo: Pra tirar a pigmentação preta – mesmo com os fios saudáveis – recomendam vááááááárias sessões de reflexo ou luzes etc. Enquanto poderiam descolorir ou decapar...


E por que eles alongam o processo? Pra ganhar mais dinheiro em cima da sua vaidade, já que a maioria das pessoas sente mais segurança indo ao cabeleireiro.

Pessoas da mídia vivem mudando os cabelos e pra isso contam com as descolorações e decapagens. Eis meus motivos pra sempre fazer as mudanças na cor das minhas madeixas em casa.

Contando um pouco mais sobre minha história e dividindo com vocês minhas experiências, comecei a pintar o cabelo com 13 anos e até os 18 não fiz nada “arriscado”, apenas tingi de loiro, vermelho e preto nº1, respectivamente. Nos meados de 2008 eu já não aguentava mais meu cabelo preto, queria de qualquer jeito ficar ruiva, mas quem entende um cadinho sobre pigmentação capilar sabe que é i-m-p-o-s-s-í-v-e-l tinta clarear tinta, principalmente o preto que só sai no mínimo com duas descolorações ou inúmeras decapagens.

E assim foi feito, mas procurei pelos melhores descolorantes, o melhor mesmo é o da Schwarzkopf, mas como no fim de mundo que eu moro não tinha, comprei o Super Meches da Alfaparf e super indico.

Foram duas descolorações no mesmo dia, e no outro já estava com o cabelo rubi/cor de sangue.

E quando, enfim, estava ruiva, achei que não precisaria fazer mais nada. Não cuidei, e, além disso, vivia fazendo chapinha, o que me causou quebras e quedas no cabelo.

(Um ano depois fiquei loira, mas conto essa saga quando fizer um post sobre loiro platinado).


Então, para as marinheiras de primeira viagem, aqui vão as dicas da ruiva:


- Cabelos virgens nunca mais serão os mesmos.

Se seu cabelo é virgem, ou seja, nunca passou por um processo químico, seja coloração ou alisamento, pense bem antes de pintar. Mesmo que você cuide fielmente os fios depois de tingidos, eles nunca mais serão os mesmos.


- Sempre procure a orientação de um profissional!

É o que sempre escutamos quando contamos a alguém sobre a vontade de mudar o cabelo, eu sei, mas não é à toa.

Mesmo que você não faça em um salão, procure conversar com algum profissional, entre em fóruns virtuais sobre esse tipo de assunto. Submeter os cabelos a um processo químico (descoloração e decapagem) é bastante perigoso, então não tenha preguiça e busque informações. Apesar da minha opinião sobre cabeleireiros, ainda sim, é a melhor opção pra quem ainda tá entrando nesse mundo de mulher camaleoa, por que os profissionais sabem o tipo do seu cabelo e recomendarão os produtos ideais – ainda que caros – para “recuperar” os fios depois de um processo capilar.


- Cautela

Não tenha ansiedade. Se você precisar fazer mais que uma descoloração, dê um intervalo de pelo menos uma semana pra cada processo, e SEMPRE com MUITA hidratação, reposição de massa capilar, vitaminas e reconstrução.


- Dinheiro

Esteja preparada pra gastar dinheiro, muito dinheiro, independente se fizer em salão ou em casa. Pra fazer um processo químico e hidratar por contra própria você precisará conhecer os melhores produtos ideais pra cada processo. Não ouse cuidar dos seus cabelos depois de uma descoloração usando Kolene! Pelo amor de Deus!


- Atenção

A partir do momento que você pinta o cabelo, ele NUNCA mais terá a mesma estrutura. E você é “obrigado” a pelo menos uma vez por semana fazer uma hidratação marota, pois do contrário, Vitamina C instantaneamente. Vitamina T = (Tesoura). Mesmo que você tenha muito zelo pelas suas madeixas longas, se passar muito tempo pintando e fazendo chapinha sem nenhum tipo de hidratação, ou você corta ou espera os fios caírem sozinhos, pois é isso que acontecerá.


Seguindo essas dicas, acredito que você não terá grandes problemas, e assim, poderá exibir suas belas madeixas modificadas. ^.^

Então, amoras, espero que meu post tenha ajudado.

Até a próxima. :)


Fotos: divulgação.

4 comentários:

  1. É amiga, mãos à obra!
    Seguindo suas dicas é claro!
    Parabéns pela inauguração do blog^^

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou camaleoa, mas já pintei minha jubinha diversas vezes...Ele é estranho, realmente, nunca mais foi o mesmo, mas continua LINDO! HAHAHAY...
    Parabéns pelo retorno, Tah!

    ResponderExcluir
  3. AAAMEEI o post colega.
    Só queria uma opinião.
    Eu sempre quis meu cabelo vermelho, MUITO VERMELHO. Mas nunca tive a coragem de descolori-lo e pintá-lo de vermelhão.
    Meu cabelo sempre foi de cair muito, mesmo antes de tingí-lo pela 1ª vez [aos 13].
    Acha que é melhor eu continuar do jeito que tá, ou dá pra arriscar? ;D
    Bejos

    ResponderExcluir
  4. Já respondi a Ju no msn, mas pra quem tem uma dúvida semelhante, aqui vão as dicas:
    Cabelos fracos: Se o seu cabelo cai muito, mesmo sem nunca ou quase nunca pintar, é por falta de proteínas mesmo, e ele cai direto da raiz ao contrário de quando o cabelo cai por stress de processos químicos, que ele quebra/se parte e cai, assim formam aqueles malditos frizz. ¬¬ Pro primeiro caso, é bom melhorar a alimentação; Pro segundo caso é necessário reconstruir e hidratar o cabelo.

    P/ Ju, eu recomendei antes de tentar uma descoloração, usar uma dessas tintas super clareadoras, e claro, sempre ir reconstruindo e hidratando.

    Quem tiver alguma dúvida pode me mandar um email p/ tassia_cg@hotmail.com. Eu responderei com dicas e ajudas (dentro dos meus conhecimentos) rs

    ResponderExcluir